quarta-feira, 6 de julho de 2011

Começa hoje a 9ª edição da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty

Fonte: http://mtv.uol.com.br/memo

A partir de hoje, Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, sedia a 9ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), que vai até o dia 10 de julho.

O evento deste ano vai homenagear o escritor brasileiro Oswald de Andrade, um dos líderes do movimento modernista da Semana de Arte Moderna de 1922.

Na abertura, que acontece na noite de hoje, terá em sua conferência inaugural os autores Antônio Cândido e José Miguel Wisnik. Cândido é autor do livro 'Formação da Literatura Brasileira', de 1959, marco zero da crítica literária no Brasil. Wisnik, músico, compositor e ensaísta, dá aula de Literatura Brasileira na USP.

Após o debate que abre a Festa Literária, haverá muita canção, poesia e música com show de Elza Soares ao lado de José Miguel Wisnik e Celso Sim.

Programação
Durante os cinco dias de festival, a cidade de Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, vai receber por volta de 30 autores renomados, que participam de 18 debates. O grande atrativo do evento, no entanto, é o contato direto que os visitantes e participantes das conversas têm com seus autores favoritos, seja pelas ruas da cidade colonial ou até pelos restaurantes e cafés espalhados pelo centro histórico de Paraty.

O músico e escritor David Byrne, ex-líder do Talking Heads, é um dos destaques da programação. Ele é autor do livro 'Diários de bicicleta' e na Flip vai falar sobre música, arquitetura, urbanismo e a bicicleta como meio de transporte.

A Flip contará ainda com a presença de nomes como os brasileiros João Ubaldo Ribeiro, Ignácio Loyola Brandão, Edney Silvestre, Teixeira Coelho, a bela argentina Pola Oloixarac, o português Valter Hugo Mãe e James Ellroy, mestre do gênero policial.

Flipinha e Flipzona
A Flip conta com versões voltadas pra crianças e adolescentes, a Flipinha e a Flipzona. Este ano a Flipinha apresenta ciranda de autores, leituras dramáticas, apresentações musicais de teatro e dança atraindo as crianças para a festa.

A Flipzona é um projeto mantido durante todo o ano pela prefeitura da cidade e durante o evento apresenta filmes, palestras e debates para jovens interessados em literatura.

Neste ano, estão marcadas conversas com o cartunista Caco Galhardo, a atriz Leandra Leal, os autores Ignácio de Loyola Brandão e Edney Silvestre. Em todos os dias uma mostra de curtas-metragens feitos por moradores de Paraty.

Nenhum comentário:

Postar um comentário